Jogue Paintball Conosco


Temos 4 anos de experiência com paintball realizando jogos, eventos e treinamentos. Dispomos de equipamentos e locais para se jogar, oferecemos também suporte completo e necessário para uma atividade segura e divertida.

Desenvolvemos e viabilizamos projétos relacionados com paintball, entre em contato conosco.

Alexandre Cardenuto

(011) 7320-4804

quinta-feira, 18 de março de 2010

Óleo Lubrificante para Paintball

Bom dia pessoal, vou passar p/ vcs o resultado da pesquisa teórica e prática de óleos p/ marcadores que fiz.

Os o-rings utilizados no meu marcador (Tippmann A5) são de borracha nitrilica (pretos) e as brancas (Hammer e Bolt) são de Poliuretano,. Segundo o fabricante, ambos os materiais se comportam muito bem com óleos à base de Petróleo.

Fiz alguns testes com 3 tipos de óleos:

Óleo Lubrificante Pneumático (coloração avermelhada)

Óleo Lubrificante de motor de carro

Óleo Singer

Após 2 semanas mergulhados nestes óleos, nenhum o-ring apresentou desgaste ou corrosão, mantendo a mesma elasticidade original, comprovando assim a teoria dos fabricantes.

Com isso pude ir para o segundo teste, que consiste em resfriar estes óleos para verificar a viscosidade em baixas temperaturas.

O resultado foi péssimo e os 3 foram reprovados neste quesito. Os mesmos apresentaram uma viscosidade alta, com consistência parecida, ou maior,  que o “mel”.

A Conclusão que cheguei é que se encontrarmos algum óleo à base de petróleo e que sua viscosidade não mude à baixas temperaturas seria o ideal p/ a lubrificação dos nosso marcadores.

Espero ter ajudado,

Abs.

Bruno Bariani

Um comentário:

  1. AMigo os oleos de motor sao graduados com forme a temperatura.

    No caso dos automotivos 5~40W ou 5~35W (significa que a 10 graus celcius deve manter viscosidade baixa 5W e a 90 graus celcius viscosidade alta 40W) acredito que seriam os mais indicados porem faça o teste para esclarecer a temperatura que voce testou e o oleo especifico.

    Obrigado!

    ResponderExcluir