Bom dia pessoal, vou passar p/ vcs o resultado da pesquisa teórica e prática de óleos p/ marcadores que fiz.
Os o-rings utilizados no meu marcador (Tippmann A5) são de borracha nitrilica (pretos) e as brancas (Hammer e Bolt) são de Poliuretano,. Segundo o fabricante, ambos os materiais se comportam muito bem com óleos à base de Petróleo.
Fiz alguns testes com 3 tipos de óleos:
Óleo Lubrificante Pneumático (coloração avermelhada)
Óleo Lubrificante de motor de carro
Óleo Singer
Após 2 semanas mergulhados nestes óleos, nenhum o-ring apresentou desgaste ou corrosão, mantendo a mesma elasticidade original, comprovando assim a teoria dos fabricantes.
Com isso pude ir para o segundo teste, que consiste em resfriar estes óleos para verificar a viscosidade em baixas temperaturas.
O resultado foi péssimo e os 3 foram reprovados neste quesito. Os mesmos apresentaram uma viscosidade alta, com consistência parecida, ou maior, que o “mel”.
A Conclusão que cheguei é que se encontrarmos algum óleo à base de petróleo e que sua viscosidade não mude à baixas temperaturas seria o ideal p/ a lubrificação dos nosso marcadores.
Espero ter ajudado,
Abs.
Bruno Bariani
AMigo os oleos de motor sao graduados com forme a temperatura.
ResponderExcluirNo caso dos automotivos 5~40W ou 5~35W (significa que a 10 graus celcius deve manter viscosidade baixa 5W e a 90 graus celcius viscosidade alta 40W) acredito que seriam os mais indicados porem faça o teste para esclarecer a temperatura que voce testou e o oleo especifico.
Obrigado!